-
-
-
 

Tuesday, March 29, 2011

GUIA SAPATOS | SAPATOS SOCIAIS


Até meses atrás para mim os modelos de sapatos dividiam-se só em sapatos sociais e tênis. Depois de muito pesquisar, estudar e conviver nesse ramo da moda e estilo eu fui tomando conhecimento do vasto tipos de modelos que eles se dividem, oxford, derby, pennyloafer, slip on e etc. E se você também assim como eu tempos atrás pensa que todo sapato preto, de bico fino e com cadarços era "oxford" esse post é para você.

Primeiro vamos dar uma analisada na estrutura de um sapato social, eu encontrei esse esqueleto no wikipedia e achei interessante compartilhar com vocês caso já não tenham visto.


  1. Contraforte;
  2. Palmilha de Acabamento;
  3. Forro;
  4. Lingueta;
  5. Cadarço;
  6. Ilhóses;
  7. Gáspea;
  8. Biqueira;
  9. Sola;
  10. Vira;
  11. Lateral;
  12. Salto;
  13. Traseiro.

Alguns termos técnicos utilizados quando nos referirmos aos sapatos. Para não ter mais perigo de você ficar "boiando" sobre o assunto.
Cabedal: Parte superior do calçado destinada a cobrir e proteger a parte de cima do pé. Compreende praticamente toda a extensão do sapato, menos a sola. Divide-se em gáspea (parte da frente) e traseiro (parte lateral e de trás do calçado).
Palmilha de Montagem:  Lâmina feita geralmente à base de celulose ou couro, do mesmo tamanho da planta da forma. Ela é fixada por cima da sola, e sobre ela é montado o cabedal do sapato.
Vira:  Tira colada ou costurada em torno do sapato, sobre a beirada da sola (em geral, do mesmo material), como acabamento.
Palmilha de Acabamento:  Material (couro, tecido ou plástico) que recobre o sapato internamente, assentado sobre a palmilha de montagem e a alma.
Entressola:  Camada intermediária colocada entre a palmilha de montagem e a sola.

Agora que já sabemos alguns dos termos mais utilizados sobre calçados e o diagrama de um sapato e suas partes vamos para os quatro principais tipos de sapatos sociais e que ficam bem não só com terno e gravata, as possibilidades são muitas.


0 Comments:

Post a Comment